TRANSFORMADORES DE ATERRAMENTO

A escolha certa para quem busca eficiência e rendimento excepcionais

Transformador Aterramento

Transformador de Aterramento

Por que comprar um Transformador de Aterramento?

Basicamente, o aterramento de qualquer equipamento elétrico visa equipotencializar todas as partes metálicas e neutro/retorno para “zero volts”. Além de uma medida de segurança para evitar descargas por eletricidade estática nas massas ou falhas em componentes elétricos pela potência que pode ser gerada no neutro ou retorno, também é uma forma de diminuir os valores de curto-circuito no momento de certos tipos de falhas elétricas.

Transformadores de aterramento

Para criação de aterramento em um sistema elétrico trifásico em delta, por exemplo, há necessidade de instalação de um transformador (ou reator) para não termos o neutro isolado flutuante. Muitos arranjos diferentes podem ser realizados com a instalação dos transformadores de aterramento, sendo o mais comum o transformador/reator em zigue-zague que normalmente é o de menor custo. A proteção se baseia nos valores de projeto para atuar pela função de sobrecorrente de terra (ANSI 51G) entre o transformador e a terra, ou entre o transformador e o resistor quando aplicável. Os tipos de transformadores de aterramento mais comuns são:

  • transformador de aterramento em zigue-zague.
  • transformador de aterramento conexão estrela-triângulo.
  • transformador de aterramento conexão estrela-delta aberto.

Os transformadores de aterramento podem ser de alta e baixa tensão a óleo e a seco, trifásicos ou monofásicos com resistor ou sem resistor de aterramento